terça-feira, 21 de março de 2017

VISLUMBRE DO CAMINHO DA EDUCAÇÃO


Um poema, escrito cerca de 600 a.C., me fez parar extasiado, pois destilou minha paixão em palavras translúcidas e permitiu perceber-me conexo ao fluxo da história, emaranhado na teia da vida. Em minha solitude pude ouvir os ecos de passos e vozes, e ser arrebatado pelo ritmo intenso e constante do pulsar de corações, de ardentes desejos, impetuosas palavras, e congruentes ações, que tecem, desenham e redescrevem todavia a história, de quem éramos, somos, e de quem podemos nos tornar. Em meio a “conversa da humanidade”, ouvi uma voz do passado-presente, rompendo as crostas do tempo e das convenções, som embebido de sentido, impulsionando-me ao porvir, sussurrando singelo caminho da “educação”.


Vá às pessoas
Viva entre elas
Aprenda com elas
Ame-as
Comece com o que elas sabem
Construa no que elas têm
Mas dos melhores líderes
Quando a sua tarefa é cumprida
E o seu trabalho é feito
O povo todo vai dizer:
“Fomos nós que fizemos”

(Lao Tsu – Tao Te Ching ["O Livro do Caminho e da sua Virtude"])

Um comentário:

  1. Essas vozes do passado, tão atuais. Sócrates já dizia..."Nossos jovens estão perdidos" A vida é um ciclo, precisamos entender...Me desculpe Sócrates mas nossos jovens nunca foram perdidos, só não compreendidos.

    ResponderExcluir